Home | O Colégio

O colégio

O Colégio Fazer Crescer foi fundado em 1986 por uma equipe de profissionais da área de educação, que se preocupava com uma proposta pedagógica que formasse o indivíduo não somente no aspecto cognitivo, mas também ético e cristão.

Nosso trabalho pedagógico sempre enfatizou um olhar individualizado do aluno. Logo nos primeiros anos, iniciamos com a Educação Infantil com uma metodologia Montessoriana. Em 1990, a partir de muita reflexão, redimensionamos a nossa concepção de ensino e aprendizagem. Este momento foi um marco no caminho rumo ao sócio - construtivismo, coincidindo com a abertura do Ensino Fundamental. Não perdemos o olhar individualizado, contudo passamos a ver o sujeito como alguém que constrói seu conhecimento na interação com o outro e o meio em que vive. A partir de 2006 encaramos um novo desafio, o de formar valores também no Ensino Médio.

Promover educação de forma integral, fundamentada na ética cristã, formando cidadãos capazes de transformar e construir o mundo em que vivem.

DISCIPLINA: Ser coerente e determinado na execução das ações, seguindo as normas e regras estabelecidas e/ou acordadas na instituição.
“a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto” Pv. 1:3

EXCELÊNCIA: Buscar o aperfeiçoamento contínuo e o esforço de superação aliados à competência e ao conhecimento.
“O que as mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força” Ec. 9.10

HUMILDADE: Reconhecer suas próprias limitações e tratar o outro com dignidade, cordialidade e respeito.
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” Fl 2.3

INOVAÇÃO: Buscar oportunidades e melhorias, estimulando a criatividade de forma planejada e integrada, com o uso de novas tecnologias.
“e se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” Cl 3.10

INTEGRIDADE: Refletir o caráter cristão em ações e atitudes, sendo honesto e respeitando os direitos e deveres dos outros e da instituição.
“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos”. Rm 12.17

PROATIVIDADE: Manter atitude contínua de antecipação às ações e soluções do dia a dia.
“Aproveitem ao máximo todas as oportunidades” Cl 4.5

SUSTENTABILIDADE: Contribuir para o desenvolvimento integrado das dimensões social, ambiental e econômica do mundo.

TRABALHO EM EQUIPE: Compartilhar conhecimentos e experiências com espírito de cooperação, visando o comprometimento com a qualidade e os resultados.
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas” Ec. 4.9

Unidade 1:
Área do Terreno: 1.899,08m²
Área Total Construída: 1.503,82m²

Programa:
16 Salas de Aula
G.A
Biblioteca
Brinquedoteca
Multimídia
Sala de Estudos

Unidade 2:
Área do Terreno: 4.046,07m²
Área Total Construída: 4.210,04m²
Programa:
17 Salas de Aula
Sala de Artes
Biblioteca
Laboratório de Ciências e Matemática
Multimídia
Museu Histórico
Quadra Poliesportiva
Mini Quadra Poliesportiva
Society

Unidade 3:
Área do Terreno: 420,00m²
Área Total Construída: 453,00m²
Programa:
5 Salas de Aula

Unidade 4:
Área do Terreno: 420,00m²
Área Total Construída:
286,22m²
Programa:
Brinquedoteca
Sala de Artes
Sala dos Sonhos
Cozinha Experimental
Refeitório
Multimídia
Multimeios
Sala de Estudos
Sala de Música

Unidade 5 (Ecoprédio):
Área do Terreno: 1.610,31m²
Área Total Construída: 2.982,19m²
Programa:
12 Salas de Aula
Sala de Artes
Biblioteca
Auditório
Refeitório
Mini Quadra Poliesportiva
Edifício Garagem

Complexo CFC
Área Total do Terreno: 8.396,18m²,
Área Total Construída: 6.453,08m²
Área Total a ser Construída: 2.982,08m²

1. Transmissão de valores éticos e cristãos, baseados em princípios bíblicos indispensáveis para que os alunos sejam capazes de se tornarem agentes na construção de uma sociedade mais justa; exercendo com responsabilidade sua cidadania;

2. A permanente apropriação pelo aluno do saber construído historicamente de forma significativa, para que possa compreender e interpretar o mundo em que vive, agindo com autonomia e responsabilidade;

3. Compromisso com a formação de aprendiz permanente, capaz de enfrentar os desafios de um mundo em transformação, propiciando o desenvolvimento de talentos, habilidades e competências em situações de ensino;

4. O contínuo crescimento pessoal, espiritual, social e intelectual dos profissionais que nele atuam;

5. Constante reflexão da comunidade escolar sobre o fazer pedagógico, visando o aprimoramento do mesmo.

O CFC tem por finalidade oferecer um ensino de qualidade, voltado para o pleno desenvolvimento das potencialidades intelectuais, sociais e espirituais do aluno, favorecendo a sua participação de forma ética, crítica e criativa na vida em sociedade.

O Colégio Fazer Crescer, centro educacional que visa integrar educação e cultura, incentiva o aluno a participar ativa e criticamente da sociedade.

O Colégio acredita que tem por obrigação adequar-se aos novos tempos, acompanhando as mudanças e descobertas que acontecem no meio científico e sócio-cultural. Acredita também, que a finalidade última da Educação é a promoção do crescimento dos seres humanos considerando a interação entre o ensinante e aprendente.

É fundamental dar ao aluno a oportunidade de ter acesso aos conhecimentos acumulados pelo homem ao longo da história, favorecendo o seu crescimento enquanto indivíduo que pensa e compreende o mundo, para que venha tornar-se um agente de mudança. Para ter acesso a esses conhecimentos, o aluno é estimulado a pensar de forma autônoma, pesquisar e buscar soluções para situações - problema de diversas naturezas.

O CFC prepara e investe na construção do conhecimento pois, só assim, poderá transformar sua prática a partir de um espaço onde se favoreça o aprender a aprender, sempre...

Procurando constantemente refletir sobre sua ação pedagógica e aprimorá-la para nossos alunos, OS HOMENS DO AMANHÃ, o Colégio Fazer Crescer reporta-se ao pensamento de Sêneca: "Ainda há muito por fazer".

Diante do desenvolvimento e do crescimento econômico da sociedade contemporânea, a crescente preocupação com a saúde ambiental do planeta ocupa lugar de destaque em todo o mundo e vem acompanhada de uma incessante procura por novas soluções para minimizar esse problema. A escola como principal espaço de formação deve servir de palco para a vivência da Educação Ambiental, já que é fundamental no desenvolvimento crítico dos alunos.

Formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, e capazes de exercer atitudes solidárias, respeitando o meio ambiente e a si mesmo, é um processo de construção diária. Nessa perspectiva, o CFC inclui a temática do meio ambiente como tema transversal que permeia toda a prática educativa.

Assim, são desenvolvidas ações que possibilitam aos alunos ter uma compreensão geral do quão importante são as atitudes conscientes para uma vida de qualidade.

Mais do que informações e conceitos, a escola se propõe a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos.

Por esta razão, comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na prática do dia a dia na escola. A Gestão de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos, Implantação de Jardins Verticais (que visa à ampliação de áreas verdes), Projetos e Pesquisas sobre a Fauna (como a experiência pioneira do Projeto Cascudo, que consiste na hospedagem de um jabuti cedido pelo IBAMA para posterior devolução ao meio, após a reabilitação deste animal), Horta Orgânica (com captação de água da chuva para Processo de Irrigação através de Microaspersão) e o Projeto Mudar Conceitos (que incentiva a comunidade escolar a rever a maneira como se locomove na cidade, motivando alunos, professores e funcionários a pensar em uma alternativa de transporte, como a carona solidária e o uso da bicicleta), são ações estratégicas do CFC que promovem a interação dos alunos com a natureza para a construção de um futuro sustentável.

Acreditamos que dessa forma, estaremos contribuindo para a construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado, cumprindo assim o mandato de Deus de cuidar da sua criação.


Informática

O CFC acredita que a Informática Educativa é mais do que uma ferramenta, é um objeto de conhecimento. Acreditamos também, que ela possibilita uma abordagem diferente dos currículos e concretiza o uso de estratégias diversificadas para atender às múltiplas formas de pensar e aprender de nossos alunos. Desta forma, os recursos tecnológicos têm por objetivo servir de apoio aos professores e alunos no desenvolvimento das atividades pedagógicas.

A Informática Educativa enriquece o processo de ensino e aprendizagem favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para integração do aluno no processo de informatização da sociedade.

O Colégio dispõe de 1 (um) laboratório de informática e 2 (duas) salas Google, possui um rico acervo em softwares para atender a demanda dos nossos projetos. Funciona diariamente e os professores agendam aulas de acordo com a necessidade de seu plano de curso.

Biblioteca

"Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor; e ser um bom leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo...".
Fanny Abramovic

Para o Fazer Crescer a Biblioteca é um espaço fundamental em seu projeto educacional. Ela é um núcleo central de informações, tendo um ambiente agradável, com um rico acervo de livros vídeos e DVD`s educativos. É um ambiente vivo onde os alunos tem liberdade de escolha e são incentivados à constante leitura e pesquisa. Acreditamos que através deste canal estaremos formando um indivíduo apto a pensar com autoria, tornando-se um cidadão pleno e produtor de cultura, pois sabemos o quanto a leitura favorece a construção do conhecimento e amplia a visão de mundo.

A biblioteca tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, dispõe de um horário especial para os trabalhos de pesquisas. Disponibilizamos do acervo de literatura para os alunos e Pais, a fim de locarem e desfrutarem da mais gostosa leitura.

Artes

O setor de artes tem como objetivo promover a ampliação do desenvolvimento cultural dos alunos, ajudando-os a entendê-la de forma histórica e cultural. É através dela que compreendemos melhor o mundo de culturas e o nosso em particular.

Cia de Estudos Fazer Crescer

A Cia de Estudos do Colégio Fazer Crescer surgiu em 1996 visando o aprofundamento teórico e busca incessante de sintonia entre os conhecimentos científicos e o Projeto Educativo desenvolvido pelo Colégio, possibilitando a sua equipe técnica e corpo docente atualização permanente, voltada para a difusão de conhecimentos didáticos e tecnologia educacional de ponta.

Dentro desta abordagem, organizamos Seminários Nacionais e Internacionais propiciando ao Nordeste oportunidade ímpar de manter-se em sintonia com o que há de mais atualizado em educação.